domingo, 26 de setembro de 2010

Reis e Rainhas das Savanas- Leões

Sempre achei os grandes felinos animais exemplares tanto na natureza como mesmo na sociedade.


Cautelosos, elegantes, autênticos e poderosos, enfim, o mais claro retrato de um rei ou rainha.Animais dignos de admiração e respeito de todos.

Nas vastas savanas africanas podemos estudar o comportamento destes animais em ação, e sua dura jornada que tem um lado não conhecido pelas pessoas.

As leoas caçam em grupo . Para garantir melhor sucesso nas caçadas e bem estar dos filhotes. Enquanto isso os machos esperam e observam, sua função e apenas de garantir a segurança do grupo caso se aproximem hienas entre outros. E é claro, garantir a continuação da geração. No fim das contas a leoa leva o trabalho mais árduo.

Água, comida e sombra fresca.Para todos isso resume a vida dos grandes felinos das savanas.Mas nem tudo é o que parece.

Quando o ciclo de chuvas sai do território dos leões, e os mesmos não podem acompanhar a rota dos antílopes por busca de pastagem, se da início ao período das grandes secas e escassez de alimento.

Tudo que nossos reis e rainhas podem fazer pela sua sobrevivência é migrar para o norte de seu território e aguardar o retorno das chuvas , trazendo com elas o início do ciclo.

É um período difícil.Muitos filhotes não conseguem acompanhar o grupo e acabam sendo deixados para traz, morrendo desnutridos ou por alguma outra doença. Ficam cerca de 1 semana sem alimento ,chegando a pele e osso.

O período de gestação das leoas varia entre 105 a 111 dias, normalmente coincide nas épocas fluviais.

A vida da família real não e tão boa quanto parece.Mas retrata um fato importante do mundo natural :’’ -Na natureza, os fracos não tem vez, sobrevive aquele que tem capacidade de lutar’’.

Este é um ditado válido ate mesmo na vida real. Os fracos não tem vez no mundo, não faz parte da natureza dos seres, eles devem ser eliminados.

Após vários dias sem comer, muitos integrantes do grupo perdidos pelo caminho , doenças e queimadas devido ao forte calor das savanas, finalmente chegam ao norte , assim como as nuvens carregadas de água.

Com elas o vulcão de Deus coincide eliminando uma grande quantidade de fumaça, impregnando minerais no novo capim nascente nos campos.Cerca de 2 dias as manadas chegam para o novo ciclo e os leões podem enfim descansar.

Infelizmente alem de sua jornada natural os leões também são uma espécie ameaçada pela irracionalidade humana. São tão importantes para o equilíbrio natural, e se forem eliminados isso poderá afetar todo um ecossistema. Vamos cuidar daquilo que faz parte da gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário