domingo, 26 de setembro de 2010

Sombras do luar- Os lobos.

Um animal que na minha opinião é de porte médio quando a questão é o tamanho. Abro deixa para uma espécie em especifico , o lobo cinzento, natural da America do norte. Ameaçado de extinção, o que reforça minha idéia da irracionalidade do ser humano diante de tão magnífica criatura.


Pelo que tenho visto são animais bastante disciplinados que respeitam rigorosamente uma hierarquia em sua alcatéia especificamente.Semelhantes a nós,humanos, eles impõe sua posição através de demonstrações para o restante do grupo de superioridade.No caso o principal é a força.

Engraçado , são criaturas impressionantes mais ao mesmo tempo que protegem uns aos outros , fazem com que o respeito sobre os superiores seja tanto que acabam perdendo os deles próprios. Uma bela contradição, ou seja,exemplo de equilíbrio.

A comunicação entre eles e bem simples e prática. Sons e expressões físicas.Uivos para reunir a família, expressões para impor sua posição na alcatéia, e o olfato apurado para se informar de territórios de outros lobos e épocas de acasalamento.

Trabalhando em equipe , armam emboscadas para os animais normalmente debilitados, ou seja, velhos e doentes que ficam para traz.A caça nem sempre é garantida pois os outros animais também tem suas estratégias de defesa. Entretanto não deixa de subestimar a inteligência desses incríveis animais.

Não consegui achar necessariamente um site de pesquisa certo, mas sei superficialmente que os lobos são inteligentes o suficiente para não serem enganados por armadilhas humanas. Em uma reportagem houve um caso de um lobo que escapou de uma armadilha e deixou suas fezes como forma de desprezo pela tentativa inútil.

O que me chamou mais atenção na vida dessas criaturas foi o fato de que quando encontram seus parceiros, são para toda a vida. Na mesma reportagem citada acima , o lobo alfa perdeu sua parceira e uivou a noite toda.Os participantes da matéria alegaram sentir a dor no uivo do lobo.

Quanto mais sei sobre eles, mais tenho vontade de saber.Realmente uma espécie dessas estar ameaçada de extinção é a prova da crueldade e falta de informação de todos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário